Congressos, entrevistas e notícias

Quando procurar um uro-oncologista: sinais de alerta e como encontrar ajuda

Nenhum comentário

A uro-oncologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento de cânceres urológicos, ou seja, câncer relacionado aos órgãos do trato urinário e sistema reprodutor masculino. Mas como você sabe quando é a hora certa de procurar um uro-oncologista?

Sinais de alerta

Se você está experimentando algum dos seguintes sintomas, é importante marcar uma consulta uro-oncológica:

  • Dor ou desconforto ao urinar
  • Sangue na urina ou ejaculação
  • Dificuldade em urinar
  • Frequência urinária anormal
  • Dor na região abdominal ou lombar
  • Sensação de plenitude na bexiga
  • Incontinência urinária
  • Perda de peso inexplicável

Esses sintomas podem indicar uma variedade de condições, desde infecções do trato urinário até câncer de próstata, bexiga ou rins. Independentemente do diagnóstico, é importante obter tratamento o mais rápido possível para minimizar a progressão da doença e maximizar suas chances de recuperação.

Encontrando um uro-oncologista

Encontrar um médico uro-oncologista experiente e qualificado é fundamental para receber um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz. Reserve um tempo para pesquisar, fazer perguntas, ler avaliações e escolher um médico com quem você se sinta confortável e confiante. Seu médico uro-oncologista será um parceiro essencial na sua jornada de tratamento contra o câncer urológico.

  • Consulte seu médico de confiança ou especialista anterior
  • Pesquise online e leia avaliações
  • Verifique a formação e experiência do médico

Ao selecionar um médico uro-oncologista, é importante verificar sua formação e experiência. Verifique se o médico é certificado em urologia e se possui especialização ou treinamento adicional em uro-oncologia. Além disso, procure informações sobre sua experiência no tratamento de casos semelhantes ao seu.

O que esperar durante uma consulta

Durante uma consulta com um uro-oncologista, o médico realizará um exame físico e revisará seu histórico médico. Eles também podem solicitar testes diagnósticos, como exames de sangue, urina ou imagens médicas, para determinar a causa subjacente de seus sintomas.

Se você for diagnosticado com câncer, seu uro-oncologista trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado. Isso pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapias mais recentes, como imunoterapia ou terapia alvo.

Conclusão

Não ignore os sinais de alerta ou adie procurar ajuda profissional. O uro-oncologista pode ajudá-lo a obter o tratamento que você precisa para superar o câncer e melhorar sua qualidade de vida.

O Dr. Claudio Murta é especialista em Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica e membro da Sociedade Brasileira de Urologia; e da American Society of Clinical Oncology – ASCO; European Association of Urology – EAU, entre outras sociedades médicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Tudo o que você precisa saber sobre Câncer de Bexiga: Causas, sintomas, tratamento e prevenção
Próximo post
O que é Câncer de Próstata?